“É agora o momento de Garantir o Futuro do Concelho da Madalena”, afirmou Jorge Pereira, esta sexta-feira à noite, na Casa do Povo da Criação Velha, arrancando fortes aplausos dos muitos militantes e apoiantes que encheram o Salão. “A situação a que assistimos atualmente, na Autarquia, deve envergonhar todo e qualquer munícipe que defende os princípios da ética, do trabalho honesto e da gestão pública transparente”, lamentou o candidato do Partido Socialista, que elencou os projetos prioritários, que são “constantemente adiados”, em troca de “investimentos sem fundamento, sem estratégia, sem coerência e sem conteúdos”.
Jorge Pereira apresentou as propostas para “alterar o rumo da Autarquia e fazer diferente para fazer melhor, porque repetir a gestão autárquica, que o PSD tem levado a cabo nos últimos 20 anos no concelho da Madalena apenas serve os interesses de alguns e não de toda a população”.
O candidato à presidência da Câmara Municipal da Madalena quer “apurar e reduzir a dívida real do Município” e defende a importância de “diminuir os prazos de pagamento a fornecedores”.
Jorge Pereira propõe-se também a “dinamizar o funcionamento do Conselho Municipal de Segurança, principal responsável no âmbito da Proteção Civil, na prevenção e planeamento, socorro e assistência e reposição da normalidade, em situações de emergência”.
Ao nível do abastecimento público de água aos Munícipes da Madalena, o candidato do PS Açores vai “criar um Plano de Emergência da Água” que possa ser ativado em caso de avarias prolongadas.
A “revisão do Plano Diretor Municipal” é outra das medidas a implementar, para permitir “novos investimentos no Concelho”. Ao nível empresarial, defende também que se devem “privilegiar as empresas locais, enquanto fornecedores de bens e serviços da Autarquia, apoiando a criação de riqueza e contribuindo para o seu reinvestimento no Concelho e ilha”.
Jorge Pereira também aposta na requalificação do parque escolar do Concelho, “dotando cada escola com equipamentos lúdicos, desportivos e pedagógicos e infraestruturas de pequena escala, que confiram conforto e segurança, incluindo a construção de zonas de abrigo para embarque e desembarque dos alunos na Escola Cardeal Costa Nunes e lutar pela construção do novo Jardim de Infância da Madalena”.
Como resposta para promover “o intercâmbio intergeracional” e para contrariar “a solidão”, o candidato socialista vai “criar um Programa de Apoio e Combate ao Isolamento dos Idosos, em colaboração com as Juntas de Freguesia e escolas do ensino básico”.
Com a aposta na criação de uma “Incubadora de Empresas e Centro de Competências Agroalimentares”, Jorge Pereira pretende não só “dinamizar o tecido empresarial local”, agregar as competências especializadas da fileira agroindustrial e inovar “na produção dos nossos produtos de excelência”.
As competências de Jorge Pereira para “garantir o futuro da Madalena” foram realçadas por Francisco César: “É um homem com provas dadas na sua vida, um empresário de sucesso, um bom gestor, com uma particular visão estratégica de desenvolvimento”. O dirigente do Partido Socialista dos Açores sublinhou também “o exemplo de abnegação e generosidade” que Jorge Pereira demonstrou enquanto deputado à Assembleia da República.
Francisco César manifestou o apoio e o orgulho do PS Açores na equipa no projeto de desenvolvimento para a Madalena: “Jorge Pereira soube que para Garantir o Futuro da Madalena era preciso reunir uma equipa, competente e séria – e foi o que fez -, que era preciso ter um projeto credível, sério e ambicioso, que aproveitasse os bons ventos de desenvolvimento da governação regional e nacional do Partido Socialista”.